quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mostra Amizade no Cinema no mês de Julho no Cine Clube do CCBNB


O Cineclube do Centro Cultural Banco do Nordeste exibirá no mês de Julho a Mostra Amizade no Cinema
Dias 03, 10, 17 e 24 e 31 (3ºfeiras) de Julho, as 17 horas, no Cine Clube do Centro Cultural BNB.   ENTRADA GRATUITA

Dia 03 - Mary e Max – Uma Amizade Diferente
Dia 10 – Midnight Cowboys – Perdido  na Noite  
Dia 17 – Uma Amizade Sem Fronteiras
Dia 24 – Nós Que Nos Amavamos Tanto
Dia 31 – Aquele Que Sabe Viver



Dia 03, ter, 17 horas

Mary & Max – Uma Amizade Diferente

Uma história tocante sobre a amizade entre duas pessoas muito diferentes: a menina australiana Mary Dinkle e o solitário nova-iorquino Max Horowitz. Separados por dois continentes, eles não se conhecem pessoalmente mas conversam por cartas ao longo de 20 anos, compartilhando segredos, dúvidas, ansiedades e uma incrível visão do que é mundo ao seu redor.

Direção: Adam Elliot. Australia, 2009. Colorido. Animação, Comédia, Drama. 16 anos. 88 minutos.

Debatedora: Andre Luis, professor de Filosofia







Dia 10, ter, 17 horas

Midnight Cowboy - Perdidos na Noite  

Joe Buck, um "vaqueiro" do Texas bonitão e ingênuo, vai para Nova York em busca de fortuna. A única coisa de valor que ele consegue é a amizade de Ratso Rizzo, um trambiqueiro caloteiro sem-vergonha e fracassado que gosta de sonhar alto. Vivendo à margem da sociedade, esses dois vagabundos desenvolvem uma amizade improvável, algo que vai além das suas desilusões e esquemas de enriquecimento rápido e faz de Perdidos na Noite "uma jóia rara: um filme tão comovente hoje quanto era na época do primeiro lançamento" (Premiere Magazine).

Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, teve também indicações para Dustin Hoffman e Jon Voight   

Direção: John Schlesinger. Estados Unidos, 1969. Colorido. Drama. 16 anos. 113 minutos.

Debatedor: Andre Luis, professor de Filsofia


Dia 17, ter, 17 horas

Uma Amizade Sem Fronteiras

A lenda do cinema Omar Sharif é Monsieur Ibrahim, um viúvo na terceira idade, dono de um mercadinho em um bairro pobre de Paris. Sua vida se transforma quando ele se torna amigo de Momo, um adolescente solitário. Essa amizade os leva em uma jornada que irá transformar suas vidas para sempre.
Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, teve também indicações para Dustin Hoffman e Jon Voight   

Direção: François Dupeyron. França, 2003. Colorido. Drama. 16 anos. 94 minutos.

Debatedor: Gabriel Petter, cineclubista do grupo 24Quadros, da Vila das Artes




Dia 24, ter, 17 horas 

Nós Que Nos Amavamos Tanto

Crônica amarga da história da Itália do pós-guerra aos anos setenta, contada através de um grupo de amigos de esquerda, que se conheceram em 1944, quando lutaram contra os nazistas. Este retrato de idealismo, mas também a inevitável perda das ilusões, causa do acomodamento da burguesia, foi o primeiro sucesso internacional do diretor italiano, Ettore Scola. Realmente um excelente filme, colocado entre os melhores do cinema italiano. 
Um filme para o qual o tempo nunca passa, e se mantém em nossa memória para sempre. É adorável reprisá-lo e compartilhar com a família e amigos. Se alguém ainda não o assistiu, parabéns por adquirir esta jóia do cinema europeu. Maravilhoso e Imprescindível. 

Direção: Ettero Scolla. Itália, 1974. Preto e Branco/Colorido. Romance/Drama. 16 anos. 120 minutos.

Debatedor: Raquel, professora de Filosofia da UFC


Dia 31, ter, 17 horas
 Aquele Que Sabe Viver 

No verão de 1962, Bruno, um playboy quarentão, leva Roberto, um tímido estudante de direito, para uma viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Neste período, vivem uma série de aventuras e desventuras, com um desfecho surpreendente. 

O filme capta a atmosfera hedonista e consumista da era dos automóveis conversíveis, da vida de playboy, das festas na praia ao som do rock e twist de Peppino di Capri e do sexo e amor livre dos anos 60. O título original Il Sorpasso pode ser traduzido como A Ultrapassagem, título rico em significados depois que você assiste ao filme.

Direção: Dino Rosi. Itália, 1962. Preto e Branco/Colorido. Comédia/Drama. 16 anos. 105 minutos.

Debatedor: Pierre Granjeiro, cineclubista do grupo 24Quadros, da Vila das Artes



O Cine Clube do CCBNB acontece todas as 3ºfeiras, as 17 horas, no Centro Cultural do BNB (CCBNB), na rua Floriano Peixoto, 941, Centro, Fortaleza/CE. A entrada é gratuita, tem um cafezinho pra gente tomar durante a sessão e o debate, que acontece após cada sessão do nosso Cine Clube. Sejam todos e todas bem vindos e tragam o máximo de pessoas que puderem para participar. Abraço e até 3ºfeira.

Pedro Paulo S Freire
(Produtor do Cine Clube do CCBNB - Fortaleza/CE)