sábado, 17 de dezembro de 2011

Programação Janeiro - Mostra de Cinema Contemporâneo


O Cineclube do Centro Cultural Banco do Nordeste exibirá no mês de Janeiro a Mostra de Cinema Contemporâneo.


Dias 10, 17, 24 e 31 de Janeiro, as 17 horas, no Cine Clube do Centro Cultural BNB.   ENTRADA GRATUITA

Dia 10 - Mar Adentro, de Alejandro Amenábar
Dia 17 - Nove Rainhas, de Fabián Bielinsky
Dia 24 - Mãos Que Curam, de Oskar Santos
Dia 31 - Lunar, de Duncan Jones

Após as exibições haverá debates.

Dia 10/01, 3ºfeira, as 17 horas
MAR ADENTRO, de Alejandro Amenábar.

Enredo
Ramón Sampedro é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Mar Adentro, Espanha, França, Itália,. 2004.
Direção: Alejandro Amenábar
Elenco: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera.
125 minutos. Colorido. Drama. 16 anos

Haverá debate após o filme com Emanuel Fragoso, professor de filosofia da UECE.


Dia 17, 3ºfeira, as 17 horas
NOVE RAINHAS, de Fabián Bielinsky. 




Enredo
Marcos e Juan são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como "Nove Rainhas". Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.


Nueve Reinas, Argentina, 2000.
Direção: Fabián Bielinsky
Elenco: Ricardo Darín, Gastón Pauls, Leticia Brédice, Ignasi Abadal.
115 minutos. Colorido. Suspense. 14 anos.


Haverá debate após o filme com Camila Vieira, jornalista do Jornal O POVO e mestre em comunicação pela UFC (Universidade Federal do Ceará)

Dia 24/01, 3ºfeira, as 17 horas
MÃOS QUE CURAM, de Oskar Santos.


Enredo
Diego é um médico tão acostumado a lidar com situações limite, que acabou se tornando imune a dor dos outros. Ele se desligou do seu trabalho, de sua esposa e do compromisso com o seu pai. Durante um inquietante encontro, ameaçam Diego com uma arma. Horas depois lembra-se apenas do som do tiro e a estranha sensação de ter recebido algo mais que um disparo. Diego deverá tomar uma decisão irreversível que afetará a sua própria vida e a de seus entes queridos.


El mal ajeno, Espanha, 2010.
Direção: Oskar Santos.
Elenco: Eduardo Noriega, Belén Rueda, Carlos Leal, Luis Callejo, José Ángel Egido.
107 minutos. Colorido. Drama. 16 anos


Haverá debate após o filme com Selene Mazza, professora de psicologia da Faculdade Mauricio de Nassau

Dia 31/01, 3ºfeira, as 17 horas
LUNAR, de Duncan Jones. Terça-feira, dia 31/01, as 17 horas.


Enredo
Astronauta está há três anos isolado em uma nave espacial extraindo um gás lunar para ser usado na Terra como fonte de energia. Seus dias no espaço não serão mais os mesmo a partir do momento em que ele conhece um clone de si mesmo, só que mais novo e mais revoltado, que também está no espaço realizando o mesmo trabalho.


Moon, Inglaterra, 2009.
Direção: Duncan Jones
Elenco: Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott, Adrienne Shaw.
97 minutos. Colorido. Ficção Científica. 16 anos


Haverá debate após o filme com Valéria Dallegrave, crítica de cinema e professora de jornalismo da FIC

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Programação de Dezembro - Mostra Zeitgeist

O Cineclube do Centro Cultural Banco do Nordeste exibirá no mês de Dezembro a trilogia Zeitgeist, de Peter Joseph

Dias 13, 14 e 15 Dezembro, as 16:30  horas.
Dia 13 - Zeitgeist – The Movie (2007)
Dia 14 - Zeitgeist Addendum (2008)
Dia 15 - Zeitgeist Moving Forward (2011)

SINOPSE GERAL:
Polémico documentário sobre as instituições religiosa, política, monetária do mundo moderno. Por enquanto três documentários foram gravados e um quarto está em produção. O título, Zeitgeist, é um termo alemão, que traduzido seria “Espírito do Tempo”, que significa o avanço intelectual e cultural do mundo numa determinada época. Os filmes abordam temas como Cristianismo e mitologia egípcia, astrológia, a indústria do medo causada pelo querra ao terrorismo, a formação da consciência e da subjetividade e a criação dos paradismas modernos, além da estrutura monetária do Banco Central dos Estados Unidos da América

Realizado, produzido e escrito pelo anónimo Peter Joseph, “Zeitgeist” foi lançado pela primeira vez no serviço Google Video, em Junho de 2007, tornando-se em poucas semanas uns dos filmes mais visto nos servidores da Google (8 Milhões no final de novembro, sendo que foi retirada desde a data o contador, ninguém sabe bem porquê). Tal fama levou a que Peter Joseph fosse convidado pelos responsáveis do “4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards” a apresentar a sua controversa obra caseira ao circuito cinematográfico.


Dia 13/12,  3ºfeira

Zeitgeist, o Filme 

Mostra a manipulação histórica pelo politicamente organizado Concílio Ecumênico de Nicéia, de um Cristianismo que serviria aos interesses da elite da época, permitindo manipular mais facilmente seus cidadãos. Traz uma série de analogias entre a mitologia egípcia de Horus, o deus do sol, datada de 3000 A.C. e o mito cristão, passando por uma série de outras crenças com seres divinos com características semelhantes, apresentando outros messias solares. Em seguida fala sobre o mito de 11 de setembro de 2001, o dia em que as Torres Gêmeas do World Trade Center foram derrubadas devido a um ataque terrorista. Na parte final, mostra uma série de manobras que fizeram com que alguns grupos criassem e tomassem conta do Banco Central norte-americano, monopolizando o controle da riqueza de todo o país e, em grande parte, do mundo.

Debatedor: Emanuel Rocha Fragoso, professor de Filosofia da UECE


Dia 14/12, 4ºfeira
Zeitgeist Addendum continuação do primeiro, trata temas como a globalização, a manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus como solução para o problema.

Debatedor: Aécio Oliveira, professor de Econômia da UFC


Dia 15/12, 5ºfeira

Zeitgeist Moving Forward

Os três temas centrais do terçceiro documentário são: Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplicadas. O filme conta com a participação de especialistas nas áreas da saúde pública, antropologia, neurobiologia, economia, energia, tecnologia, ciências sociais e outros temas relevantes que dizem respeito às áreas socioculturais.
Debatedora: Valéria Regina Dallegrave, jornalista e professora da FIC

Zeitgeist: Moving Forward foi lançado simultaneamente em mais de 60 países e em mais de 20 idiomas a partir de 15 de janeiro de 2011.

DEBATES
Após as exibições, os filme serão comentados no dia 13, 3º feira, por Emanuel Rocha Fragoso, professor de Filosofia da UECE; dia 14, 4º feira, por Aécio Oliveira, professor de Econômia da UFC e no dia 15, 5º feira, por Valéria Regina Dallegrave, jornalista e professora da FIC


ZEITGEIST – TRIOLOGIA

Estados Unidos, 2007/2008/2011, colorido, 120 min (cada).

Direção: Peter Joseph

Classificação 16 anos

ENTRADA FRANCA

ATENÇÃO: O Cineclube está acontecendo na sala do auditório, no 3º andar. Caso haja mudança acontecerá na sala do teatro, no 2º andar.

Quem é o Cine Clube do Centro Cultural Banco do Nordeste





O Centro Cultural Banco do Nordeste oferece a população de Fortaleza o Cine Clube do Centro Cultural BNB, um projeto que tem como objetivo congregrar a população cearense através da cultura audiovisual com exibições de um filme por semana com debate após cada seção, sendo a entrada gratuita, é só chegar e entrar. Com isso a ideia é de criarmos um público participativo, que compareça sempre que puder e traga também pessoas, que nos ajude, com opniões e críticas, a construir um projeto onde possamos aproximar cada vez mais a sociedade das artes, no caso a arte do cinema.

 Seguindo essa lógica, nossas sessões serão sempre comentádas e debatidas por professores de universidades e profissionais ligados não só a filosofia, como também a todas às outras áreas do conhecimento e do cinema.
   
 O Cine Clube teve inicio no mês de setembro desse ano, com a 1ª Mostra A Filosofia no Cinema, com os filmes Criação, de Jon Amiel, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Emiliano Aquino; A Guerra do Fogo, de Jean-jacques Nanaud, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Emanuel Rocha Fragoso; 2001: Uma Ódisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, também comentado pelo professor de filosofia da UECE Emanuel Rocha Fragoso; e Wall-E, de Andrew Staton, comentado por Pedro Martins Freire, jornalista e crítico de cinema do Diário do Nordeste.
 
 No mês de outubro o Cine Clube, em seu 2º mês de exibições cinematográficas e debates filosóficos, trouxe a Mostra Existencialismo no Cinema, com os filmes A Missão, de Roland Joffé, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Albereto Dias Gadanha; A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, comentado pela Valéria Regina Dellagrave, Professora da FIC, Jornalista e crítica de cinema; A Encatadora de Baleias, de Niki Caro, comentado pelo professor Aroldo Escudeiro, de psicologia da Unifor; e O Arco, de Kim-ki Duk, comentado pelo professor Emanuel Rocha Fragoso, filosofia na UECE.
 
 No mês de novembro damos uma pausa e no mês de dezembro retornamos com a Mostra Zeitgeist, com a exibição dos três documentários de Peter Joseph. São eles: Zeitgeist The Movie (2007), Zeitgeist Addendum (2008) e Zeitgeist Moving Forward (2011).
   
O Cine Clube do Centro cultural Banco do Nordeste (CCBNB) é produzido por Pedro Paulo Sobral Freire, licenciado em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenado por Tessi Léticia, gerente executiva do CCBNB. Venha juntar-se a nós nesse movimento cultural e democrático de formação de platéia, voltado para o engrandecimento do conhecimento da população cearense. E não esqueça de trazer o seu acompanhante.

Só lembrando, a entrada é gratuita e havera debates com especialistas após cada sessão.