O Centro Cultural Banco do Nordeste oferece a população de Fortaleza o Cine Clube do Centro Cultural BNB, um projeto que tem como objetivo congregrar a população cearense através da cultura audiovisual com exibições de um filme por semana com debate após cada seção, sendo a entrada gratuita, é só chegar e entrar. Com isso a ideia é de criarmos um público participativo, que compareça sempre que puder e traga também pessoas, que nos ajude, com opniões e críticas, a construir um projeto onde possamos aproximar cada vez mais a sociedade das artes, no caso a arte do cinema.
Seguindo essa lógica, nossas sessões serão sempre comentádas e debatidas por professores de universidades e profissionais ligados não só a filosofia, como também a todas às outras áreas do conhecimento e do cinema.
O Cine Clube teve inicio no mês de setembro desse ano, com a 1ª Mostra A Filosofia no Cinema, com os filmes Criação, de Jon Amiel, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Emiliano Aquino; A Guerra do Fogo, de Jean-jacques Nanaud, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Emanuel Rocha Fragoso; 2001: Uma Ódisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, também comentado pelo professor de filosofia da UECE Emanuel Rocha Fragoso; e Wall-E, de Andrew Staton, comentado por Pedro Martins Freire, jornalista e crítico de cinema do Diário do Nordeste.
No mês de outubro o Cine Clube, em seu 2º mês de exibições cinematográficas e debates filosóficos, trouxe a Mostra Existencialismo no Cinema, com os filmes A Missão, de Roland Joffé, comentado pelo professor de filosofia da UECE, Albereto Dias Gadanha; A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, comentado pela Valéria Regina Dellagrave, Professora da FIC, Jornalista e crítica de cinema; A Encatadora de Baleias, de Niki Caro, comentado pelo professor Aroldo Escudeiro, de psicologia da Unifor; e O Arco, de Kim-ki Duk, comentado pelo professor Emanuel Rocha Fragoso, filosofia na UECE.
No mês de novembro damos uma pausa e no mês de dezembro retornamos com a Mostra Zeitgeist, com a exibição dos três documentários de Peter Joseph. São eles: Zeitgeist The Movie (2007), Zeitgeist Addendum (2008) e Zeitgeist Moving Forward (2011).
O Cine Clube do Centro cultural Banco do Nordeste (CCBNB) é produzido por Pedro Paulo Sobral Freire, licenciado em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenado por Tessi Léticia, gerente executiva do CCBNB. Venha juntar-se a nós nesse movimento cultural e democrático de formação de platéia, voltado para o engrandecimento do conhecimento da população cearense. E não esqueça de trazer o seu acompanhante.
Só lembrando, a entrada é gratuita e havera debates com especialistas após cada sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário