sábado, 8 de dezembro de 2012

Mostra Grandes Diretores do Cinema: R.W Fassbinder - Outubro 2012



O Cineclube do Centro Cultural Banco do Nordeste exibirá no mês de Outubro  a Mostra Grandes Diretores do Cinema: R.W Fassbinder
Dias 02, 09, 16, 23 e 30 de Outubro

Dia 02 - O Amor é Mais Frio Que A Morte (1969)

Dia 09 - Despair Uma Viagem Para a Luz (1978)

Dia 16 - O Casamento de Maria Broun (1979)

Dia 23 - Lili Marlene (1981)

Dia 30 - O Despero de Veronica Voss (1982)



Dia 02/09, 3ºfeira, as 17 horas

O Amor é Mais Frio Que A Morte (1969)



Fichado na polícia por assalto, Franz recusa-se a ingressar no sindicato do crime organizado, preferindo agir por conta própria. Seu amigo Bruno trabalha para o sindicato e seus delitos são atribuídos a Franz, com o intuito de convencê-lo a entrar para a organização. Primeiro longa-metragem de Fassbinder.

Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha 1969. Elenco: R.W Fassbinder (Franz), Hanna Schygulla (Joana), Ulli Lommel (Bruno), Giselo Otto (Garota de Programa), Hans Hirschmuller (Peter). Preto e Branco. Comédia/Drama/Policial. 85 minutos. 14 anos.

Debatedor: Eduardo Pereira, Cineclubista do grupo Vinteq Quadro



Dia 09/09, 3ºfeira, as 17 horas

Despair Uma Viagem Para a Luz (1978)


Hermann vai passar a sua vida a fabricar chocolate? Exilado russo, possui um apartamento muito elegante em Berlim e um belo carro. Lydia, a sua esposa, não é o que se possa chamar de brilhante, mas é enternecedora e extremamente atraente. Nestes últimos tempos, ele tem tido a sensação de que pode abandonar o seu corpo e observar a si. A capacidade de se desdobrar torna-se uma paixão para ele. Durante uma viagem de negócios, Hermann encontra o vagabundo Félix Weber. De súbito, persuade-se que Félix é o seu duplo perfeito. Obcecado por esta descoberta ocorre-lhe uma idéia incrível: e se Hermann desaparecesse enfiando-se na pele do outro? Começa logo a tramar um plano: o seu crime, perfeito e delicioso, permite-lhe renascer, empreender a viagem em direção à luz.

Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha/França 1978. Elenco: Dirk Bogarde (Hermann Hermann), Andréa Ferréol (Hermann), Klaus Lowitsch (Feliz Weber)Volker Spengler (Ardalion), Peter Kern (Muller) Colorido. Drama/Fantasia. 119 minutos. 16 anos.

Debatedor: Gabriel Peter, cineclubista do grupo Vinteq Quadros, da Vila das Artes



Dia 16/09, 3ºfeira, as 17 horas

O Casamento de Maria Broun (1979)


Em plena 2ª Guerra, Maria se casa com Hermann, um soldado alemão. Após um dia de lua-de-mel, ele retorna à frente russa e Maria inicia sua vigília diária na estação de trens, esperando uma notícia de seu marido. Quando chega a notícia de seu desaparecimento, ela se recusa a aceitar o fato. Ao invés disso, coloca uma roupa sensual e vai trabalhar e
m um bar onde conhece Bill, um soldado americano negro com quem inicia uma relação. Porém, como Maria acreditava, Hermann reaparece e durante um sério desentendimento, Bill cai morto vítima de uma pancada. Hermann assume a execução do assassinato e é preso. Karl Oswald o proprietário de uma fábrica, contrata Maria como secretária. Com ele, Maria inicia um novo caso e logo se transforma em uma formidável mulher de negócios. 1954, Oswald morre e Hermann retorna para casa ao sair da prisão e quando o testamento de Oswald é lido, um estranho e surpreendente acordo é revelado...

Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha 1979. Elenco: Hanna Schygulla (Maria Braun), Klaus Lowitsch (Hermann Braun), Ivan Desney (Karl Oswald), Gisele Uhlen (Mãe). Colorido. Drama. 120 minutos. 14 anos.

Debatedor: Pierre Grangeiro, cineclubista do grupo Vinteq Quadros

 
 
Dia 23/09, 3ºfeira, as 17 horas


Lili Marlene (1981)


Ao gravar a popular canção 'Lili Marleen', Wilkie torna-se a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge da fama, não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert, um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Será que o amor deles resistirá aos tempos de guerra?

O cineasta alemão Fassbinder utiliza a história da mais popular canção da Segunda Guerra - Lili Marlene - para construir uma alegoria sobre as intrincadas relações entre a arte, o amor e o poder nos anos negros da Alemanha nazista.

Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha 1981. Elenco: Hanna Schygulla (Willie), Giancarlo Giannini (Robert), Mel Ferrer (David Mendelsson), Erik Schumann (Von Strehlow) Colorido. Drama. 120 minutos. 14 anos.

Debatedor: Andre Luis, professor de filosofia


Dia 30/09, 3ºfeira, as 17 horas

O Despero de Veronica Voss (1982)



Vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, O Desespero de Veronika Vöss é umas das obras-primas do cineasta alemão R. W. Fassbinder. Munique, 1955. Um locutor esportivo conhece a decadente atriz Veronika Voss, uma antiga estrela da UFA, a empresa cinematográfica da Alemanha Nazista. Ele começa investigar o seu passado e as r
azões que a levaram a se viciar em morfina. Inspirando-se nos melodramas de Douglas Sirk e em O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, Fassbinder realizou um filme de rara beleza, que conclui sua trilogia sobre a Alemanha dos anos 50, formada ainda por Lola e O Casamento de Maria Braun.

Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha, 1982. Elenco: Rosel Zech (Verônica Voss), Hilmar Thate (Robert Krohn), Cornelia Froboess (Henriette), Annemarie Duringer (Dr. Marianne Katz) Preto e Branco. Drama. 104 minutos. 14 anos.

Debatedor: Pierre Grangeiro, cineclubista do grupo Vinteq Quadros
 



 








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário